Linhaça
O grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ômega 3 e fibras.
Benefícios:
Ajuda a emagrecer, por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente, no caso alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a "massa gorda".
Principais Nutrientes da linhaça:
Calorias 49,50 kcal
Carboidratos 4,33 g
Proteínas 1,41 g
Gorduras 3,23 g
Gorduras saturadas 2,53 g
Gorduras poli-insaturadas 0,71 g
Gorduras minoinsaturadas 0,42 g
Ômega 3 0,54
Ômega 6 1,98
Fibras 3,35 g
Sódio 9 mg
Cálcio 21,1 mg
Magnésio 34,7 mg
- A linhaça é composta de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 2 e Ômega 3). É a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza.
“A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exercito de defesa do nosso corpo” afirma a nutricionista Dra. Andrezza Botelho da Silva.
Ômega 3 – (A Gordura “BOA”)
Gordura Saturada e Gordura Trans são gorduras não saudáveis que levam ao ganho de peso. Gordura Poli-insaturada (como a da linhaça) é o tipo de gordura que seu corpo precisa e pode ajudar na perda de peso.
Gordura em geral possui digestão lenta, então ela te faz se sentir cheia e você come menos. Mas… dependendo do tipo de gordura, os resultados podem ser diferentes.
A gordura também ajuda na digestão ao quebrar carboidratos e proteínas. Sem ela, seu corpo não pode processar alimentos de maneira eficaz.
Alimentos ricos em ômega 3, como a linhaça, são os tipos de gordura “boa” que seu corpo precisa. Logo, não precisa se preocupar achando que a linhaça engorda só por ter ouvido a palavra gordura.
Infelizmente, de acordo com nutricionistas, a quantidade de ômega 3 derivada de uma dieta normal não fornece a quantidade necessária para nossos corpos, e precisamos de suplementos.
Igor Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário