Diferente de outros queijos, a ricota não é feita diretamente do leite, e sim do soro de queijo, o que dá a ela um teor mais alto de soro-proteínas, o que a torna mais nutritiva que os outros queijos. Geralmente a ricota vem sem adição de sal, e uma fatia média contém em torno de 69 calorias.
Os benefícios da ricota são muitos. A ricota é um alimento rico em cálcio , agindo no fortalecimentos dos ossos e dentes. É eficaz no auxilio da obtenção de massa muscular, pois além de suas propriedades nutricionais possui a mesma quantidade
Entenda a relação da ricota com algumas situações, e como fazer o melhor uso dela nesses casos:
- Ricota dieta: é super indicada para quem faz dietas restritivas de gorduras ou calorias, como dietas de emagrecimento, por exemplo. E não é por ser um queijo "de regime" que a ricota é ruim, como muitas pessoas acabam achando antes mesmo de provar alguma receita feita com ela, ou mesmo ingeri-la pura ou no pão integral. Por ser um queijo "neutro", ela é versátil no uso em receitas diversas.
- Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite. O seu teor de lactose é de 3,6%. O consumo de substâncias com lactose por pessoas com intolerância à essa substância pode causar diversas reações, como diarreia ou prisão de ventre, inchaço abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão, como azia.
- Ricota saúde: uma excelente aliada da boa alimentação, a ricota é excelente para ajudar a manter a forma - um pedaço médio dela tem por volta de 69 calorias, contra em média 121 calorias do queijo minas, por exemplo. Além de poucas calorias, ela tem baixo teor de gordura: em média 3,8 gramas contra quase dez gramas do queijo minas.
Igor Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário