segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Sal Marinho


O sal marinho é um sal principalmente constituído de cloreto de sódio, obtido por evaporação da água do mar, usado como ingrediente na cozinha e em produtos cosméticos. O seu conteúdo mineral dá-lhe um sabor diferente daquele do sal de mesa. Alguns acreditam que o sal marinho é uma alternativa mais saudável ao sal refinado, que geralmente contém aditivos como os iodetos ( usados como suplemento alimentar) e agentes antiaglomerantes.

Benefícios do sal marinho:

Os benefícios são fornecer minerais importantes para o organismo, como o iodo, combatendo assim doenças, como o bócio ou problemas na tireoide. Regular a distribuição da água no organismo e a pressão sanguínea.

Sal marinho x Sal refinado:

O importante é entender que ambos os sais descritos acima podem ser iodados e têm a mesma classificação comum. Diferente do sal light que já é classificado de outra forma. Portanto, tanto o sal marinho como o sal refinado possuem iodo em suas composições e são moídos. O que os difere é como são obtidos e o fato de que um deles passa pelo processo de refinamento e o outro não.

Atenção: É importante o uso adequado de sal,pois a baixa ou a alta quantidade de sódio no sangue está associada a doenças do coração ou dos rins, independentemente de ser deficiência ou excesso por parte da dieta.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
UNESP- Programa geral de saúde e segurança do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário