segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Nutracêuticos - Estimulantes

CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ E O CHOCOLATE, ALIMENTOS CONSIDERADOS ESTIMULANTES QUE PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA.


Confira abaixo os motivos pelos quais o café e o chocolate, podem significar um risco a saúde quando consumidos em demasia.

Café – A cafeína age diretamente no sistema nervoso central. Por ter capacidade de chegar a corrente sanguínea, ela atinge o córtex cerebral exercendo efeitos como redução da fadiga e uma melhora na concentração e na capacidade de pensamento. Entre os sintomas de abstinência da cafeína estão dor de cabeça, tremedeira, tontura, aumento da ansiedade e fraqueza. Há estudos, no entanto, que comprovam que até quatro xícaras da bebida por dia são benéficas e podem ter ação antioxidante e vasodilatadora.
Excesso de café: pode aumentar a frequência cardíaca e causar insônia e palpitação.


Chocolate – A teobromina, uma substancia presente neste doce, estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem- estar. ‘“Minha produtividade no trabalho está atrelada ao consumo de chocolate”. Se não como, parece que meu cérebro fica sem energia, conta a advogada Mariana Veiga, 25 anos. De acordo com o endocrinologista Walmir Coutinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem estudos que apontam que a região do cérebro ativada com o consumo de chocolate é a mesma afetada em um dependente de cocaína. O alimento é tão eficiente em proporcionar prazer ( e viciar ), que, contam os registros históricos, já foi relacionado com forças ditas malignas. No século 16, os jesuítas deixaram escrito que a bebida feita de cacau consumida pelos nativos era uma coisa do demônio. Isso por que eles não conseguiam parar de consumi-la, era algo viciante, conta o endocrinologista João César Castro Soares.

Excesso de chocolate: por ser um alimento muito calórico, pode acabar em ganho excessivo de peso e até em obesidade. Há ainda problemas indiretos, como um aumento no risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos. 

Referência: Revista Veja Saúde.

                                                                                                                           Ismênia Lima 

sábado, 31 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Vinagre de Maçã


Vinagre de maçã: o alimento que ajuda a emagrecer e previne diabetes
O vinagre de maçã possui muitos benefícios. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão.

O vinagre de maçã possui boas quantidades de ácido acético. Este ácido inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarase, maltase e lactase. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Desta maneira, são eliminadas calorias que se tivessem sido absorvidas contribuiriam para o aumento de peso.

O ácido acético ainda irá melhorar a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos. Além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, o que é benéfico para prevenir o diabetes.

Ajuda no emagrecimento
Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Previne o diabetes: O vinagre de maçã ajuda a prevenir a doença porque reduz os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo é um quadro chamado de resistência à insulina, que se não for revertido pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Ricos de consumo exagerado de vinagre de maçã



Consumir o vinagre de maçã em excesso pode levar a uma série de problemas de saúde. Pesquisas com animais indicam que grandes quantidades do tempero causam danos no estômago, duodeno e fígado devido à sua acidez.

O vinagre de maçã é bom para a digestão
A acidez do tempero pode chegar ao ponto de mudar o pH do sangue e causar uma acidose metabólica, quadro de risco que pode ser fatal. Porém, o problema só ocorre quando o vinagre é consumido em quantidades imensas, como uma garrafa inteira em um dia.
Além disso, grandes quantidades de vinagre podem teoricamente interagir com diuréticos, laxantes e medicamentos para diabetes e doença cardíaca.

Imagem ESTRUTURA QUÍMICA

Referência:   
http://belezaesaude.com/vinagre-maca-pele-cabelos/ 
http://melhorcomsaude.com/agua-com-vinagre-de-maca-e-bicarbonato-um-milagre-para-saude/

Igor Alves

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Soja


A soja se destaca entre as leguminosas por seu alto valor nutricional, contendo proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros grãos.

Pode ser encontrada para consumo em diferentes formas, como soja em grão, farinha de soja (para o preparo de bolos e pães), extrato de soja (“leite de soja” em pó ou fluido), proteína texturizada (a chamada “carne de soja”), além de estar presente em uma série de outros produtos, como óleos vegetais, massas e biscoitos.

Os benefícios da soja são principalmente reduzir o risco de doenças cardiovasculares e combater o colesterol porque é um emulsificante natural que ajuda na digestão da gordura. Além disso, a soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa porque tem isoflavonas, especialmente o leite de soja, que ajudam a compensar os hormônios que ficam em falta nesta fase da vida.

Outros benefícios da soja podem ser:

  • Ajudar a controlar a diabetes;
  • Aliviar a prisão de ventre;
  • Reduzir o risco de câncer;
  • Prevenir a osteoporose.
         
                                                                                                                                                               Referências:                                                                                       http://www.anutricionista.com/soja-entenda-seus-beneficios.html
http://www.tuasaude.com/beneficios-da-soja/
Janaina Lopes

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Água Mineral



A água é a substância mais abundante no corpo humano e a que aprendemos ser de total importância desde criança, sendo considerado vital para a sobrevivência. Ela apresenta diversas funções a favor do organismo, no transporte, na prevenção e no funcionamento dos sistemas do corpo humano.

Principais benefícios para a saúde:

  • Ajuda na perca de peso, pois elimina gordura, reduz a fome e suprime o apetite.
  • Alivia a dor de cabeça recorrente da desidratação.
  • Hidrata a pele.
  • Diminui as caibrãs, além de atuar na prevenção de artrite, artrose e reumatismo.
  • Com o câncer de colón, ela reduz seus riscos, ao eliminar toxinas cancerígenas diluídas na urina, que poderiam prejudicar a bexiga.
  • Reguladora da temperatura corporal.
  • Realiza transporte de nutrientes.
  • Participa de vários processos fisiólogicos e bioquímicos.
Tipos de águas :
  1. Sulfurosa: para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças de pele.
  2. Ferruginosa: combate a anemia.
  3. Carbogasosa: eficaz contra a hipertensão arterial.
  4. Radioativa: dissolve cálculos renais, alivia cólicas.
  5. Alcalina-bicarbonatada: é digestiva e diurética.
  6. Magnesiana: atua como laxante.
  7. Carbônica: auxilia na hidratação da pele.
  8. Iodetada: para inflamações na faringe; entre outras.

Flavio Rodrigues
Referências Bibliográficas:
http://www.abinam.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=398&friurl=:-Agua-Mineral:-uma-fonte-de-beneficios-para-a-saude-:
http://www.lindoyaverao.com.br/noticias/11-beneficios-de-beber-agua-mineral/

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Betaglucana


Quando comemos uma tigela de banana com aveia ou colocamos aveia em nosso iogurte, não imaginamos a quantidade de substância que estamos consumindo e os benefícios delas para nossa saúde. A betaglucana é uma dessas substancias, e seu consumo produz bons resultados no combate ao envelhecimento da pele. Ela estimula as células imunológicas da pele, o que leva a um aumento da formação de células responsáveis pela manutenção de sua firmeza, o colágeno e a elastina.
Em virtude dos trabalhos científicos apresentados pelas indústrias e comprovados por pesquisas em universidades, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) permitiu que as indústrias colocassem nos pacotes de aveia mensagens alusivas às propriedades funcionais desse alimento. O consumidor já encontra nas embalagens frases como: “A aveia ajuda a reduzir o colesterol” ou “ O consumo diário de 3g de fibra solúvel de aveia, como parte de sua dieta baixa em gordura saturada e colesterol, pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Essa quantidade de fibra solúvel está presente em uma xícara de chá deste produto.
A betaglucana também é encontrada em outros alimentos, como os cogumelos maitake e shitake.
Agora que você já conhece algumas das propriedades funcionais dessa substância estimulante do sistema imunológico e coadjuvante no tratamento para diminuição da taxa de colesterol, não perca tempo, coloque mais aveia em sua alimentação. 
    
Referência: Artigo da nutricionista Gisele Pontaroli.


                                                                                                                          Ismênia Lima  

sábado, 24 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Linhaça


Linhaça

O grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ômega 3 e fibras.

Benefícios:

Ajuda a emagrecer, por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente, no caso alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a "massa gorda".

Principais Nutrientes da linhaça:

Calorias 49,50 kcal
Carboidratos 4,33 g
Proteínas 1,41 g
Gorduras 3,23 g
Gorduras saturadas 2,53 g
Gorduras poli-insaturadas 0,71 g
Gorduras minoinsaturadas 0,42 g
Ômega 3 0,54
Ômega 6 1,98
Fibras 3,35 g
Sódio 9 mg
Cálcio 21,1 mg
Magnésio 34,7 mg


  • A linhaça é composta de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 2 e Ômega 3). É a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza.
“A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e antinflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exercito de defesa do nosso corpo” afirma a nutricionista Dra. Andrezza Botelho da Silva.



Ômega 3 – (A Gordura “BOA”)

Gordura Saturada e Gordura Trans são gorduras não saudáveis que levam ao ganho de peso. Gordura Poli-insaturada (como a da linhaça) é o tipo de gordura que seu corpo precisa e pode ajudar na perda de peso.
Gordura em geral possui digestão lenta, então ela te faz se sentir cheia e você come menos. Mas… dependendo do tipo de gordura, os resultados podem ser diferentes.

A gordura também ajuda na digestão ao quebrar carboidratos e proteínas. Sem ela, seu corpo não pode processar alimentos de maneira eficaz.

Alimentos ricos em ômega 3, como a linhaça, são os tipos de gordura “boa” que seu corpo precisa. Logo, não precisa se preocupar achando que a linhaça engorda só por ter ouvido a palavra gordura.
Infelizmente, de acordo com nutricionistas, a quantidade de ômega 3 derivada de uma dieta normal não fornece a quantidade necessária para nossos corpos, e precisamos de suplementos.

Igor Alves

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Trigo


A estrutura do trigo pode ser dividida em farelo, endosperma e gérmen. Cada um com diferentes propriedades e benefícios.

Farelo é a parte mais externa do grão. É rico em fibras(importante para o bom funcionamento do intestino), vitaminas do complexo B(essenciais para manter o corpo em atividade) e magnésio(importane para o sistema de defesa).

No endosperma estão presentes grandes quantidades de carboidratos. E ainda contém porções de proteínas.

O gérmen tem uma importante ação antioxidade pela presença da vitamina E, que ajuda a combater os radicais livres. Isso ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Apresenta gorduras boas e vitaminas do complexo B.

    
                                                                                              Referências: http://www.wickbold.com.br/entenda-os-beneficios-e-a-estrutura-do-trigo/   

Janaina Lopes

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Uva


A uva é uma rica fonte de carboidratos e são conhecidas por fornecer energia instantânea. Ela é uma fruta de baixa caloria e fornece apenas cerca de 70 calorias por 100g do seu consumo. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Ela contém fibra dietética que faz com que seja útil na digestão. Além disso a uva é também uma excelente fonte de vitamina c, vitamina B, vitamina K, vitamina E, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco.


BENEFÍCIOS DA UVA PARA O CORAÇÃO

As uvas são conhecidas por serem um ótimo fruto para o coração. Isso por que a uva irá aumentar o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação do sangue. As uvas são ricas em antioxidantes que ajudam no processo de oxidação do mau colesterol. Pterostilbeno que está presente nas uvas podem também reduzir o nível de colesterol. Resveratrol e quercetina são os flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes.


ATENÇÃO: A uva pode atrasar o aparecimento da doença de Alzheimer, pois o Resveratrol pode ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro , bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
Artigo os benefícios nutricionais da uva.

sábado, 17 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Iogurte


No iogurte há propriedades nutricionais benéficas, como por exemplo ser de fácil digestão, aumenta a longevidade e é um produto muito bom para quem tem problemas gastrointestinais.

Os iogurtes tem importantes nutrientes como proteínas, zinco, cálcio, vitaminas A e do complexo B.

  • As proteínas são fundamentais na construção, renovação e reparação dos tecidos do nosso corpo, onde se inclui pele, cabelos e unhas. Participando também dos hormônios, enzimas e anticorpos;
  • O cálcio é um fundamental mineral na manutenção e formação dos ossos, unhas e dentes, e ainda participa das contrações musculares;
  • O zinco além de aumentar a ação das nossas enzimas no combate dos radicais livres, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, retardando o envelhecimento e fortalece o crescimento dos cabelos;
  • As vitaminas A são fundamental na saúde da nossa visão e da nossa pele. Essa vitamina restaura e constrói tecidos novos, auxiliando no tratamento de furúnculos, abcessos, queda de cabelos e acne;
  • As vitaminas do complexo B ajudam no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, importantíssimos na produção de oxigenação das células, produção de energia, funções neurológicas normais e produção de neurotransmissores;

IOGURTE NO NOSSO ORGANISMO: 

  • Há uma melhora no funcionamento do intestino combatendo as bactérias presentes no nosso intestino e promovendo a limpeza do local;
  • Tem um aumento dos níveis de cálcio no nosso organismo, o que ajuda no combate à osteoporose o que ajuda a manter os ossos e dentes fortes;
  • Tem um bom funcionamento na absorção de nutrientes no nosso organismo;
  • Há restauração na flora bacteriana, livrando os efeitos colaterais;
  • Tem uma diminuição de gases, fermentação, inflamações, infecções intestinais e flatulências;
  • Há uma melhoria na sistema imunológico;
  • Tem uma renovação nos tecidos do corpo;
  • Tem uma desaceleração do processo de envelhecimento;
  • Há uma melhoria na diminuição da barriga e na queima de gorduras;
  • É um ótimo aliado na reposição do cálcio no período da menopausa;
Igor Alves

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Aveia


Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. O cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina. Não é a toa que o cereal já é um forte aliado para quem sofre de Diabetes tipo 2, uma vez que suas fibras diminuem os picos de glicemia. Como ela prolonga o efeito de saciedade, o organismo entende que não mais precisa liberar glicose, o que ocorreria caso a pessoa ainda não se sentisse plenamente saciada, ou seja, com fome.

Mas os benefícios da aveia ainda vão além. As poderosas Betaglucanas contidas nela proporcionam um extraordinário papel em nosso sistema imune. Pesquisadores constataram que esse tipo de fibra intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de sucesso das infecções. Elas ainda modulam as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios.

Mas o que torna esse cereal tão nutritivo?

  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B - Niacina (Vitamina B3), Tiamina (Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo. Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo.                                                                                                                                                                                                                                                        Referências:http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-beneficios-da-aveia.htm                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Janaina Lopes

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Sal Marinho


O sal marinho é um sal principalmente constituído de cloreto de sódio, obtido por evaporação da água do mar, usado como ingrediente na cozinha e em produtos cosméticos. O seu conteúdo mineral dá-lhe um sabor diferente daquele do sal de mesa. Alguns acreditam que o sal marinho é uma alternativa mais saudável ao sal refinado, que geralmente contém aditivos como os iodetos ( usados como suplemento alimentar) e agentes antiaglomerantes.

Benefícios do sal marinho:

Os benefícios são fornecer minerais importantes para o organismo, como o iodo, combatendo assim doenças, como o bócio ou problemas na tireoide. Regular a distribuição da água no organismo e a pressão sanguínea.

Sal marinho x Sal refinado:

O importante é entender que ambos os sais descritos acima podem ser iodados e têm a mesma classificação comum. Diferente do sal light que já é classificado de outra forma. Portanto, tanto o sal marinho como o sal refinado possuem iodo em suas composições e são moídos. O que os difere é como são obtidos e o fato de que um deles passa pelo processo de refinamento e o outro não.

Atenção: É importante o uso adequado de sal,pois a baixa ou a alta quantidade de sódio no sangue está associada a doenças do coração ou dos rins, independentemente de ser deficiência ou excesso por parte da dieta.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
UNESP- Programa geral de saúde e segurança do trabalho.

sábado, 10 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Queijo Ricota


Diferente de outros queijos, a ricota não é feita diretamente do leite, e sim do soro de queijo, o que dá a ela um teor mais alto de soro-proteínas, o que a torna mais nutritiva que os outros queijos. Geralmente a ricota vem sem adição de sal, e uma fatia média contém em torno de 69 calorias.

Os benefícios da ricota são muitos. A ricota é um alimento rico em cálcio , agindo no fortalecimentos dos ossos e dentes. É eficaz no auxilio da obtenção de massa muscular, pois além de suas propriedades nutricionais possui a mesma quantidade

Entenda a relação da ricota com algumas situações, e como fazer o melhor uso dela nesses casos:
  • Ricota dieta: é super indicada para quem faz dietas restritivas de gorduras ou calorias, como dietas de emagrecimento, por exemplo. E não é por ser um queijo "de regime" que a ricota é ruim, como muitas pessoas acabam achando antes mesmo de provar alguma receita feita com ela, ou mesmo ingeri-la pura ou no pão integral. Por ser um queijo "neutro", ela é versátil no uso em receitas diversas.
  • Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite. O seu teor de lactose é de 3,6%. O consumo de substâncias com lactose por pessoas com intolerância à essa substância pode causar diversas reações, como diarreia ou prisão de ventre, inchaço abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão, como azia.
  • Ricota saúde: uma excelente aliada da boa alimentação, a ricota é excelente para ajudar a manter a forma - um pedaço médio dela tem por volta de 69 calorias, contra em média 121 calorias do queijo minas, por exemplo. Além de poucas calorias, ela tem baixo teor de gordura: em média 3,8 gramas contra quase dez gramas do queijo minas.
A ricota tem baixo teor calórico, note que 100 gramas de queijo ricota são apenas pouco mais de 100 kcal, o que é bom. Se você comprar, por exemplo, um queijo mussarela ( 350 kcal/ 100 grama), ou um queijo mineiro (250 kcal/ 100 gramas), veremos grande diferença. Além disso, a ricota tem vitamina A, magnésio e potássio.

Igor Alves

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Prebióticos



O termo prebiótico foi empregado por Gibson & Roberfroid em 1995 (J. Nut) para designar “Ingredientes nutricionais não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro estimulando seletivamente o crescimento e atividade de uma ou mais bactérias benéficas do cólon, melhorando a saúde do seu hospedeiro”.

Os alimentos são alguns tipos de fibras alimentares, isto é, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, possuindo uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas.

Funções dos prebióticos:
  • Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  • Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal;
  • Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicerídeos totais no sangue;
  • Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Exemplos de prebióticos: 

  • frutoologosacarídeos(FOS) e a inulina;
  • Os frutoologosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é encontrada também no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

Curiosidade:
A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal\g

Referências:
http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/pdm.php

Janaina Lopes

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Óleo de Girassol


O óleo de girassol é constituído por triacilgliceróis, ácidos insaturados e ácido linoleico. Sua produção é feita essencialmente das sementes de girassol, mas suas propriedades mais importantes para a saúde, é que esse óleo é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E, sendo um ótimo antioxidante. 

Benefícios para a saúde :

  1. Ajuda na formação de hormônios importantes para o organismo
  2. Combate problemas degenerativos, ligados ao Sistema Nervoso Central (SNC)
  3. Melhoria na circulação e na saúde cardiovascular
  4. Ajuda a controlar o colesterol do sangue
  5. Auxilia na proteção da pele contra o envelhecimento precoce, deixando-a mais macia. 
  6. Pode servir como hidratante para os cabelos.


Observações: 
  • É importante seguir uma receita e dosagem já estabelecida por um profissional competente, já que é um óleo e existe gorduras que se consumidas sem moderação, poderá gerar algum mau estar.
  • O recomendado é adicionar no máximo, duas colheres de óleo de girassol, no prato pronto.
  • Não deve ser utilizado no lugar do óleo de cozinha, no preparo comum dos alimentos.
  • O consumo por gestantes e mulheres do período de amamentação, deve ter sempre o auxílio médico.
Flavio Rodrigues
Referências Bibliográficas:
http://www.tuasaude.com/beneficios-do-oleo-de-girassol/
http://beneficiosnaturais.com.br/oleo-de-girassol-beneficios-e-propriedades/


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Probióticos


Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer. A organização mundial da saúde (OMS) define probióticos como organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios a saúde do hospedeiro.

Os principais benefícios dos probióticos incluem:


  • Combater doenças intestinais, como colite, síndrome do intestino irritável, doença de CHRON e inflamação intestinal;
  • Combater a candidíase, hemorroidas e infecção urinária;
  • Melhorar a digestão e diminuir a azia;
  • Aumentar a absorção de alguns nutrientes como vitamina B e metionina;
  • Aumentar a produção de macrófagos, que são células de defesa do organismo;

Alimentos probióticos: Mitos e Verdades
Todas as bactérias que não causam doenças aos seres humanos pode ser probióticos? Mito. Não existem apenas bactérias patogênicas, que causam doenças, ou as benéficas, como no caso dos probióticos. Existem outras classes de bactérias no meio ambiente e na microbiota intestinal que não tem exatamente uma função definida.

Probióticos da mesma espécie promovem o mesmo beneficio? Mito. Quando se fala em probióticos, cada família do micro-organismo caracteriza uma ação específica no organismo.

As bactérias interferem na imunidade? Verdade. O trato gastrintestinal é o órgão com maior superfície de contato com o meio externo, sendo que cerca de 70% das nossas células de defesa encontram-se no intestino. Por isso manter a saúde da flora intestinal pode trazer inúmeros benefícios como ajudar na manutenção da imunidade.

Alimentos que você pode apostar para aumentar o consumo diário de bactérias probióticas:

Leite fermentado: contém lactobacilos em sua composição.
Kefir: bebida fermentada com até 15 tipos diferentes de lactobacilos.
Queijo e coalhada: aqueles que são enriquecidos com probióticos.
Missô: pasta fermentada de soja, bastante usada na culinária japonesa.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
Revista Saúde.

sábado, 3 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Arroz Integral


Devido à importância do arroz na dieta, sua composição e suas características nutricionais estão diretamente
relacionadas à saúde da população. Este cereal constitui-se em fonte de energia, devido ao alto teor de amido, fornecendo também proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.


Integral x Branco x Parboilizado e seus respectivos valores nutricionais :


Constituinte  Arroz integral / Arroz branco polido / Arroz parboilizado polido
Amido total       74,12                     87,58                     85,08
Proteínas           10,46                       8,94                       9,44
Lipídios               2,52                       0,36                       0,69
Cinzas                 1,15                       0,30                       0,67
Fibra total          11,76                       2,87                       4,15
Fibra insolúvel      8,93                      1,05                        1,63


No arroz branco tem menos nutrientes importantes para o nosso organismo do que o arroz integral, por conta do seu processamento para remover o endosperma e cascas.

Importante para a saúde óssea: o arroz integral é rico em manganês que essencial para a saúde óssea. Uma xícara de arroz integral contém 88% do valor diário recomendado de manganês

Arroz Integral regula os níveis de açúcar no sangue, graças ao magnésio que ele contém, o que ajuda a controlar a insulina e a glicose no organismo. Ele também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, se uma pessoa já tiver sido diagnosticado com diabetes.

As fibras do arroz integral pode ajuda na perda de peso e regular o sistema digestivo.

Igor Alves

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Nutracêuticos - Vegetais Crucíferos


São conhecidos como vegetais crucíferos: repolho, brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, nabo, agrião, rabanete, mostarda.

Devido a vários estudos foi descoberto que esses vegetais contêm vários compostos que ajudam a prevenir várias doenças, inclusive o câncer.

As propriedades anticarcinogênicas tem sido atribuídas ao alto conteúdo de glicosinolatos encontrado nesses vegetais. Os glicosinolatos são um grupo de glicosídeos que ficam estocados nos vacuolos das células de vegetais crucíferos.

Glicosinolato 


Além dessas propriedades, a couve, a couve-flor e a couve de Bruxelas são ótimas fontes de vitaminas C e beta-caroteno(precursor da vitamina A). A couve contém mais ferro e cálcio que qualquer outra verdura. A couve de Bruxelas também apresenta quantidades significativas de vitamina C, folato e vitamina E. A couve-flor apresenta boas quantidades de potássio e vitamina B6. O brócolis também é rico em vitamina C e boa fonte de vitamina A e de folato. Todos esses vegetais também são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.


Referências:
http://batatafritapode.com/2013/11/26/vegetais-cruciferos-o-que-sao-qual-a-sua-importancia/
http://www.cbancursos.com.br/site/o-que-sao-vegetais-cruciferos
Janaina Lopes

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Isotiocianatos


Isotiocianatos são compostos formados à partir da ação da enzima mirosinase, que tem ação antioxidante, estando encontrada em vegetais crucíferos, como brocólis, couve-flor, couve de bruxelas, repolho.

Esse composto tem sido relacionado a diminuição do risco de se ter diversificados tipos de câncer, como pulmão, próstata, mama, fígado, intestino delgado, esôfago, colón e bexiga, sendo o usado no tratamento antineoplásico. O sulforafano, um isotiocianato, consegue modular o metabolismo de carcinógenos e protege contra o estresse oxidativo.

Além do sulforafano, o idol-3-carbinol, o isotiocianato de benzila (encontrado no mamão), o isoticianato de fenila (agrião),  que também se tornam substâncias atuantes contra o câncer, seja na inibição do crescimento de células cancerígenas, ou na redução de risco.

Isotiocianato de benzila


Logo, esses alimentos podem sim ter um resultado em doenças cancerígenas e devem estar presente em uma alimentação equilibrada, garantindo esses componentes e seus efeitos para auxiliar a saúde do organismo e o estímulo de suas defesas principalmente na batalha contra o câncer.

Flavio Rodrigues

Referências Bibliograficas
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=778&categoria=34
http://alimentacaoviva.blogspot.com.br/2010/01/isotiocianatos-so-nos-vegetais.html


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Catequinas


Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos como o chá preto e o chá verde, mas o chá verde sai na frente por que, embora seja produzido pela mesma planta, a Camellia sinensis, é obtido de suas folhas frescas e passa por um processo diferente. É uma substância incolor, solúvel em água e até o momento, nenhuma contraindicação está ligada ao seu consumo.Sua composição inclui epicatequinas gallate(ECG) epicatequinas(EC) ,epigallocatechin(EGC) e epigallocatechin gallate (ECGC), sendo este último encontrado em maior quantidade e merecedor de mais atenção no aspecto farmacológico.

As catequinas encontradas no chá verde tem uma clara função termogênica, auxiliando no aumento do gasto calórico. Pesquisas demonstram que a substância é capaz de atuar na inibição de fatores cancerígenos e, por consequência, no surgimento de tumores malignos. Devido as suas características antioxidantes, similares às das vitaminas C e E. A saúde das articulações é outro ponto importante as ser considerado na lista de benefícios da Catequina, é que o chá verde é um anti-inflamatório potente, sendo empregado em pacientes com artrite reumatoide, osteoartrite e bursite.

ESTRUTURA QUÍMICA DA CATEQUINA

Ismenia Lima

Referências Bibliográficas:
Filho MB, Rissin A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Saúde Pública 2003;

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Taninos


Muito se fala sobre os taninos dos vinhos. Mas o que são esses taninos? Onde os encontramos?

Em termos químicos tanino é um fenol. Em termos de natureza ele está presente em todos os frutos verdes, nas sementes, no caule e cabinhos.
Alguns alimentos ricos em taninos são: uva, pera, maçã, maracujá, romã, açaí, nozes, amêndoa, cacau, cravo, canela, feijão vermelho...

O tanino é um dos muitos componentes benéficos à saúde encontrados no vinho, pelo seu efeito antioxidante. Depurador do colesterol, atua também na parede arterial, reforçando a resistência das veias. Diversos estudos relacionam o consumo de taninos à diminuição do risco de doença cardiovascular e ao retardamento do envelhecimento celular, por exemplo.


Referências:
http://www.tintosetantos.com/index.php/desmistificando/226-afinal-o-que-sao-taninos
http://www.sobrevinho.net/curiosidades/o-que-e-tanino
Janaina Lopes

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Resveratrol


É uma fitoalexina produzida naturalmente por plantas, quando estão sob ataques de bactérias e fungos. Ele é vendido como suplemento natural, porém seus benefícios para saúde são muitos, além de dar um bem estar geral, atua na prevenção do câncer. Ele é produzido por síntese química, que pode ser encontrado principalmente na uva e no vinho tinto.


Benefícios para a saúde:


  • Potente antioxidante
  • Melhora a circulação
  • Efeito cardioprotetor
  • Retarda o envelhecimento.
  • Diminui os danos às células.
Essa substâncias também pode ser encontrada no mirtilo e no amendoim, porém em concentrações menores. Estudos indicaram o aumento de 56% da longevidade, além da forte atuação em certas doenças e contra certo patógenos. Especialistas apontam o consumo de 100mg por dia como o ideal para essa substâncias, não tendo nenhum efeito colateral confirmado ao se utilizar essa quantidade.


Flavio Rodrigues


Referências Bibliográficas
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/resveratrol.html
https://www.americavitaminas.com/resveratrol

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Chá Verde


CLASSIFICAÇÃO

Dependendo do nível de fermentação ou oxidação, o chá proveniente das folhas da Camellia sinensis pode ser categorizado em três tipos: chá verde, o qual não sofre fermentação durante o processamento e deste modo retém a cor original de suas folhas, sendo amplamente consumido em países da Ásia; o chá oolong o qual é parcialmente fermentado, resultando em um chá verde-preto, tendo sua produção e o consumo acentuados na China; e o chá preto, cujo processo de fermentação é maior do que o do chá oolong, contribuindo assim para uma coloração escurecida, alem de lhe conferir sabo característico. Este tipo de chá é mais popular na América do Norte e Europa.

A composição das folhas do chá depende de uma variedade de fatores, incluindo clima, estação, processo utilizado na horticultura, além do tipo e idade da planta. O chá verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do chá verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas.


BENEFÍCIOS DO CHA VERDE

O principal benefício do chá verde é ajudar a emagrecer, por que tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, ajuda a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo. Também protege as células do organismo, retarda o envelhecimento celular, combate o colesterol, previne
doenças do coração e ajudar a prevenir vários tipos de câncer. Podendo ser encontrado em pó solúvel, saché ou em cápsulas.


EFEITOS ADVERSOS ATRIBUIDOS AO CHÁ VERDE

Entre os efeitos adversos do chá verde, relataram que o consumo, por 5 anos, de chá obtido diariamente de 65g de folhas, pode levar à disfunção hepática, a problemas gastrointestinais, como constipação e até mesmo à diminuição do apetite, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão, aumento dos batimentos cardíacos e irritação gástrica.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
Filho MB, Rissin A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Saúde Pública 2003;