Osteológicos
Osteoporose hoje é uma das doenças que mais afetam as mulheres pós-menopausa se caracterizando por uma fragilidade nos ossos, devido a diminuição do hormônio estrogênio, deixando os ossos com pouco cálcio e porosos, possibilitando a ocorrência de fraturas, tanto por quedas ou até mesmo espontâneas.
Osteoartrite é um conjunto de problemas, resultante das inflamações nas juntas, que resulta em alterações anatômicas nos joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral. Provocando dores, sensações de rigidez, edemas, além de ocasionar limitações funcionais como perda de movimentos, deformidades e até incapacidade total do membro.
Nutracêuticos envolvidos no sistema ósseo :
- Isoflavonas de soja
Essa substância, proveniente da soja, inibe a adesão celular , em particular a genisteína, que também inibe a formação de trombina e da ativação de plaquetas in vitro e provavelmente in vivo. Assim, afetando a progressão das doenças asteroscleróticas.
- Óleo de alho
Afeta indiretamente a asterosclerose, devido a sua ação na redução da hiperlipemia, da hipertensão e diabetes, além da prevenção da formação de trombos.
- Fitosteróis e Fitosterolinas
Éteres derivados do beta sitostrol (sitostanóis), componente das plantas, tem ações anticolesterolêmicos, assim diminuindo o risco de asterosclerose.
- Antioxidantes
Protege contra a adesão às paredes dos vasos sanguíneos, evitando iniciação e proliferação da aterosclerose. São encontrados nas vitaminas A, E e C e carotenos, polifenóis do chá verde e isoflavonóides.
Igor Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário