quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Ergogênicos


ERGOGÊNICOS

Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção). Com isso, o intuito da utilização de ergogênicos é aumentar o desempenho através da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

As substâncias ergogênicas podem ser classificados em 4 categorias :
Nutricionais;
Farmacológicas;
Fisiológicas;
Psicológicas.

Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para aumentar o tecido muscular, a oferta de energia para o músculo, e a taxa de produção de energia no músculo. Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia através de três funções básicas: - alguns deles são utilizados como fonte de energia; - outros regulam os processos através dos quais a energia é produzida no corpo; - alguns outros promovem o crescimento, desenvolvimento do tecido corporal que transduz a energia.

Ergogênicos farmacológicos são drogas destinadas a funcionar como hormônios ou neurotransmissores que são encontrados naturalmente no nosso corpo. Como alguns ergogênicos nutricionais, os ergogênicos farmacológicos, podem intensificar a potência física através de alterações promovidas nos processos metabólicos, levando ao sucesso no esporte.

Substâncias ergogênicas fisiológicas são substâncias destinadas a intensificar os processos fisiológicos naturais que geram a potência física. Os compostos ergogênicos fisiológicos não são drogas em si, incluem-se como nutracêuticos. Principais ergogênicos fisiólogicos : carnitina, coenzima Q10, creatina, bicarbornato de cálcio, hormônios, colinas, DHEA, gonadotropina corionica humana, hormônio do crescimento, testosterona, eritropoietina, glicerol, inosina.


COENZIMA Q10

Referências: http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf

Janaína Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário