quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Termogênicos


TERMOGÊNICOS

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".

Substâncias que possuem grande atividade estimuladora do metabolismo, como a efedrina e a dimethylamylamine (DMAA), presentes em várias marcas de termogênicos, foram banidas em vários países, incluindo o Brasil, devido ao seu elevado risco de complicações cardiovasculares. Atualmente, os termogênicos mais populares utilizam a cafeína e a sinefrina (Citrus auranthium) como substâncias termogênicas principais.

Além da sifedrina e da cafeína, é possível encontrar diversas outras substâncias nos produtos considerados termogênicos, incluindo hormônios, vitaminas, aminoácidos, antidepressivos e até diuréticos, o que faz com que seja impossível definir uma composição padrão para as diversas marcas de complementos termogênicos.


  • Mitos sobre os termogênicos:


Termogênicos são obtidos exclusivamente na alimentação. Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.
Termogênicos eliminam a gordura corporal. "Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.

Principais alimentos com propriedades termogênicas : Cafeína, chá verde, pimenta vermelha, canela, entre outros.

Alguns compostos naturais estimuladores da termogênese: Xantinas, Catequinas, Ácido Linolêico Conjugado, Ácido hidroxictríco, Salicilatos vegetais, Efedrina e Sinefrina. 

Referências:

https://bemcomerbemviver.wordpress.com/2013/04/24/derrube-os-mitos-sobre-os-termogenicos/

http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf


Janaína Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário