Nesta postagem, falaremos sobre mais dois tipos de nutracêuticos : os imunológicos, que atuam no sistema imune do organismo e os osteólogicos que atuam, principalmente, no sistema ósseo.
Imunológicos
Um sistema imune normal tem a capacidade para se auto estimular em defesa a alguma substância estranha ou se auto inibir para manter sua ação apropriada, existindo assim, uma distinção entre estimulação e modulação. A estimulação é o resultado de fontes críticas atuando de algum ponto do sistema, em prol da defesa do organismo, contra qualquer substância desconhecida. A modulação é um processo natural, espelhando a função normal.
Os imunomoduladores estimulam ou suprimem o sistema imune de uma maneira não específica, importantes para o tratamento de doenças infecciosas, para a ativação de macrófagos tumoricidas e usados em doenças que causam desarranjo do sistema imune, como a artrite.
Exemplos de imunomoduladores :
- Fitosteróis
Essas substâncias têm a propriedade única de estimular o sistema imune, além de conseguir anular os efeitos de viroses e bactérias e de lidar com doenças autoimunes como artrite reumatóide e a esclerose múltipla. Eles são considerados como gordura das plantas que incluem o beta-sitoserol e seus glucosídeos, as beta esterolinas, já tendo demonstrado resultados positivos em pesquisas.
Principais alimentos para se encontrar : frutas, verduras, castanhas e sementes (principalmente as de soja).
- Proteínas do soro do leite
Alguns aminoácidos com cadeias ramificadas como a leucina, valina, isoleucina e a cisteína, a partir desses aminoácidos, várias proteínas do soro do leite bovino, tem atividades imunomoduladoras.
- Catequinas
São flavonóides em que suas atividades antioxidantes e imunomoduladoras, ajudam a diminuir a concentração de bilirrubina e está em estudo para o uso no tratamento de hepatites agudas e crônicas.
- Ácidos graxos poli insaturados
Substâncias principalmente usadas no tratamento de doenças autoimunes, como com elevadas concentrações de ômega 3 do óleo de peixe, tende a reduzir a severidade da doença e o elevado consumo de ácido lonolêico, aumenta a severidade. Quando a doença é mediada por células - T induzidas, o ômega 3 tem efeito oposto, ou seja, aumenta a severidade, já o ômega 6, diminui a severidade.
Principais alimentos para se encontrar as substâncias : óleo de peixe ou de linhaça.
Outros substâncias nutracêuticas atuantes no sistema imunológico :
1 - Vitamina C : Aumenta a produção de linfócitos.
2 - Vitamina E : Antioxidantes.
3 - Vitamina B6 : Aumenta a produção de linfócitos e age na produção da interleucina, que estimula o crescimento de células T.
4 - Betacaroteno : Ativa os linfócitos.
5 - Zinco : Combate os radicais livres.
6 - Selênio : Combate os radicais livres, aumentando a produção da enzima glutationa peroxidase.
7 - Glutationa : Neutraliza radicais livres.
Igor Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário