quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Isotiocianatos


Isotiocianatos são compostos formados à partir da ação da enzima mirosinase, que tem ação antioxidante, estando encontrada em vegetais crucíferos, como brocólis, couve-flor, couve de bruxelas, repolho.

Esse composto tem sido relacionado a diminuição do risco de se ter diversificados tipos de câncer, como pulmão, próstata, mama, fígado, intestino delgado, esôfago, colón e bexiga, sendo o usado no tratamento antineoplásico. O sulforafano, um isotiocianato, consegue modular o metabolismo de carcinógenos e protege contra o estresse oxidativo.

Além do sulforafano, o idol-3-carbinol, o isotiocianato de benzila (encontrado no mamão), o isoticianato de fenila (agrião),  que também se tornam substâncias atuantes contra o câncer, seja na inibição do crescimento de células cancerígenas, ou na redução de risco.

Isotiocianato de benzila


Logo, esses alimentos podem sim ter um resultado em doenças cancerígenas e devem estar presente em uma alimentação equilibrada, garantindo esses componentes e seus efeitos para auxiliar a saúde do organismo e o estímulo de suas defesas principalmente na batalha contra o câncer.

Flavio Rodrigues

Referências Bibliograficas
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=778&categoria=34
http://alimentacaoviva.blogspot.com.br/2010/01/isotiocianatos-so-nos-vegetais.html


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Catequinas


Catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Está presente de forma natural em alguns alimentos como o chá preto e o chá verde, mas o chá verde sai na frente por que, embora seja produzido pela mesma planta, a Camellia sinensis, é obtido de suas folhas frescas e passa por um processo diferente. É uma substância incolor, solúvel em água e até o momento, nenhuma contraindicação está ligada ao seu consumo.Sua composição inclui epicatequinas gallate(ECG) epicatequinas(EC) ,epigallocatechin(EGC) e epigallocatechin gallate (ECGC), sendo este último encontrado em maior quantidade e merecedor de mais atenção no aspecto farmacológico.

As catequinas encontradas no chá verde tem uma clara função termogênica, auxiliando no aumento do gasto calórico. Pesquisas demonstram que a substância é capaz de atuar na inibição de fatores cancerígenos e, por consequência, no surgimento de tumores malignos. Devido as suas características antioxidantes, similares às das vitaminas C e E. A saúde das articulações é outro ponto importante as ser considerado na lista de benefícios da Catequina, é que o chá verde é um anti-inflamatório potente, sendo empregado em pacientes com artrite reumatoide, osteoartrite e bursite.

ESTRUTURA QUÍMICA DA CATEQUINA

Ismenia Lima

Referências Bibliográficas:
Filho MB, Rissin A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Saúde Pública 2003;

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Taninos


Muito se fala sobre os taninos dos vinhos. Mas o que são esses taninos? Onde os encontramos?

Em termos químicos tanino é um fenol. Em termos de natureza ele está presente em todos os frutos verdes, nas sementes, no caule e cabinhos.
Alguns alimentos ricos em taninos são: uva, pera, maçã, maracujá, romã, açaí, nozes, amêndoa, cacau, cravo, canela, feijão vermelho...

O tanino é um dos muitos componentes benéficos à saúde encontrados no vinho, pelo seu efeito antioxidante. Depurador do colesterol, atua também na parede arterial, reforçando a resistência das veias. Diversos estudos relacionam o consumo de taninos à diminuição do risco de doença cardiovascular e ao retardamento do envelhecimento celular, por exemplo.


Referências:
http://www.tintosetantos.com/index.php/desmistificando/226-afinal-o-que-sao-taninos
http://www.sobrevinho.net/curiosidades/o-que-e-tanino
Janaina Lopes

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Resveratrol


É uma fitoalexina produzida naturalmente por plantas, quando estão sob ataques de bactérias e fungos. Ele é vendido como suplemento natural, porém seus benefícios para saúde são muitos, além de dar um bem estar geral, atua na prevenção do câncer. Ele é produzido por síntese química, que pode ser encontrado principalmente na uva e no vinho tinto.


Benefícios para a saúde:


  • Potente antioxidante
  • Melhora a circulação
  • Efeito cardioprotetor
  • Retarda o envelhecimento.
  • Diminui os danos às células.
Essa substâncias também pode ser encontrada no mirtilo e no amendoim, porém em concentrações menores. Estudos indicaram o aumento de 56% da longevidade, além da forte atuação em certas doenças e contra certo patógenos. Especialistas apontam o consumo de 100mg por dia como o ideal para essa substâncias, não tendo nenhum efeito colateral confirmado ao se utilizar essa quantidade.


Flavio Rodrigues


Referências Bibliográficas
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/resveratrol.html
https://www.americavitaminas.com/resveratrol

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Chá Verde


CLASSIFICAÇÃO

Dependendo do nível de fermentação ou oxidação, o chá proveniente das folhas da Camellia sinensis pode ser categorizado em três tipos: chá verde, o qual não sofre fermentação durante o processamento e deste modo retém a cor original de suas folhas, sendo amplamente consumido em países da Ásia; o chá oolong o qual é parcialmente fermentado, resultando em um chá verde-preto, tendo sua produção e o consumo acentuados na China; e o chá preto, cujo processo de fermentação é maior do que o do chá oolong, contribuindo assim para uma coloração escurecida, alem de lhe conferir sabo característico. Este tipo de chá é mais popular na América do Norte e Europa.

A composição das folhas do chá depende de uma variedade de fatores, incluindo clima, estação, processo utilizado na horticultura, além do tipo e idade da planta. O chá verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas. A maioria dos polifenóis do chá verde se apresentam como flavanóis, e dentre estes, predominam as catequinas.


BENEFÍCIOS DO CHA VERDE

O principal benefício do chá verde é ajudar a emagrecer, por que tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, ajuda a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo. Também protege as células do organismo, retarda o envelhecimento celular, combate o colesterol, previne
doenças do coração e ajudar a prevenir vários tipos de câncer. Podendo ser encontrado em pó solúvel, saché ou em cápsulas.


EFEITOS ADVERSOS ATRIBUIDOS AO CHÁ VERDE

Entre os efeitos adversos do chá verde, relataram que o consumo, por 5 anos, de chá obtido diariamente de 65g de folhas, pode levar à disfunção hepática, a problemas gastrointestinais, como constipação e até mesmo à diminuição do apetite, insônia, hiperatividade, nervosismo, hipertensão, aumento dos batimentos cardíacos e irritação gástrica.

Ismênia Lima

Referências Bibliográficas:
Filho MB, Rissin A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Saúde Pública 2003;

sábado, 19 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Osteológicos

Osteológicos 

Osteoporose hoje é uma das doenças que mais afetam as mulheres pós-menopausa se caracterizando por uma fragilidade nos ossos, devido a diminuição do hormônio estrogênio, deixando os ossos com pouco cálcio e porosos, possibilitando a ocorrência de fraturas, tanto por quedas ou até mesmo espontâneas. 

Osteoartrite é um conjunto de problemas, resultante das inflamações nas juntas, que resulta em alterações anatômicas nos joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral. Provocando dores, sensações de rigidez, edemas, além de ocasionar limitações funcionais como perda de movimentos, deformidades e até incapacidade total do membro. 

Nutracêuticos envolvidos no sistema ósseo : 
  •  Isoflavonas de soja
Essa substância, proveniente da soja, inibe a adesão celular , em particular a genisteína, que também inibe a formação de trombina e da ativação de plaquetas in vitro e provavelmente in vivo. Assim, afetando a progressão das doenças asteroscleróticas.



  • Óleo de alho
Afeta indiretamente a asterosclerose, devido a sua ação na redução da hiperlipemia, da hipertensão e diabetes, além da prevenção da formação de trombos. 

  • Fitosteróis e Fitosterolinas
Éteres derivados do beta sitostrol (sitostanóis), componente das plantas, tem ações anticolesterolêmicos, assim diminuindo o risco de asterosclerose. 

  • Antioxidantes
Protege contra a adesão às paredes dos vasos sanguíneos, evitando iniciação e proliferação da aterosclerose. São encontrados nas vitaminas A, E e C e carotenos, polifenóis do chá verde e isoflavonóides.


Igor Alves

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Antioxidantes



ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são moléculas capazes de inibir a oxidação de outras moléculas, que se dá através da transferência de elétrons , livres na molécula, que se ligaram em elétrons livres do agente oxidante,podendo produzir radicais livres. Em nível molecular os antioxidantes servem para desativar estes radicais, que geralmente aparecem na forma de oxigênios eletricamente desequilibrado, este átomo de oxigênio precisa ser oxidado, ou seja receber um par de elétrons, e este processo de oxidação pode ser muitas vezes nocivo (cancerígeno, por exemplo). Estes radicais livres são subprodutos naturais do metabolismo celular, e podem ser influenciados por fatores ambientais como, radiação, poluição e stress.




Se forem deixados livres no organismo, estes radicais livres podem ser danosos a parede celular ou outras estruturas, ou ate mesmo ao material genético dentro delas, e como consequência acontece a morte celular, chamada de stress oxidativo. Esse quadro, por longos períodos podem se tornar irreversíveis , e levar a doenças como o câncer,e doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e doenças do neurônio motor. É entao que começa o trabalho dos antioxidantes, removendo os radicais livres do organismo antes que eles tenham a chance de causar algum dano ao corpo mantendo a saúde celular e a do organismo.

Principais benefícios do uso dos antioxidantes na saúde :

  • Tratamento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson 
  • Prevenção de doenças cardíacas
  • Evitam danos celulares, que podem promover a iniciação de tumores
  • Diminui o processo de envelhecimento das células






Alimentos que antioxidantes podem ser encontrados : Legumes e frutas cor vermelho/laranja/amarelo ( Betacatoreno), acerola ( Vitamina C), arroz integral (Vitamina E), frutas vermelhas (Ácido elágico), chá verde (Catequinas), entre outras. 

Pedro Dantas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Ergogênicos


ERGOGÊNICOS

Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção). Com isso, o intuito da utilização de ergogênicos é aumentar o desempenho através da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

As substâncias ergogênicas podem ser classificados em 4 categorias :
Nutricionais;
Farmacológicas;
Fisiológicas;
Psicológicas.

Os ergogênicos nutricionais servem principalmente para aumentar o tecido muscular, a oferta de energia para o músculo, e a taxa de produção de energia no músculo. Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia através de três funções básicas: - alguns deles são utilizados como fonte de energia; - outros regulam os processos através dos quais a energia é produzida no corpo; - alguns outros promovem o crescimento, desenvolvimento do tecido corporal que transduz a energia.

Ergogênicos farmacológicos são drogas destinadas a funcionar como hormônios ou neurotransmissores que são encontrados naturalmente no nosso corpo. Como alguns ergogênicos nutricionais, os ergogênicos farmacológicos, podem intensificar a potência física através de alterações promovidas nos processos metabólicos, levando ao sucesso no esporte.

Substâncias ergogênicas fisiológicas são substâncias destinadas a intensificar os processos fisiológicos naturais que geram a potência física. Os compostos ergogênicos fisiológicos não são drogas em si, incluem-se como nutracêuticos. Principais ergogênicos fisiólogicos : carnitina, coenzima Q10, creatina, bicarbornato de cálcio, hormônios, colinas, DHEA, gonadotropina corionica humana, hormônio do crescimento, testosterona, eritropoietina, glicerol, inosina.


COENZIMA Q10

Referências: http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf

Janaína Lopes

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Fitosteróis

FITOSTERÓIS
São componentes lipídicos das plantas, tendo estrutura molecular semelhante à do colesterol. Eles são facilmente retirados dos alimentos, devido aos métodos de processamento, assim, diminuindo sua existência na dieta humana, o que é prejudicial, já que eles poderiam dar suporte de diversas maneiras.

Os principais benefícios comprovados seriam:

  • Melhora os sintomas da hipertrofia prostática benigna (HPB)
  • Melhora alguns distúrbios auto-imunes
  • Diminui os níveis de colesterol quando ingeridos em alimentos.
  • Melhora os sintomas da diabetes tipo I e II.
  • São antiinflamatórios e imunomoduladores.


No que diz respeito a câncer, mulheres que tem uma dieta com quantidades necessárias dessas substâncias, diminuem seu risco de desenvolverem câncer de mama, além de poder diminuir a expansão do câncer de mama, de próstata e do colón.

Os malefícios são principalmente causados pelo consumo exagerado e sem conhecimento de alimentos com essa substância, podendo causar diversos prejuízos ao organismo.

Os alimentos que os fitosteróis podem ser encontrados são: iogurte natural, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola.









ESTRUTURA ORGÂNICA DE FITOSTERÓIS E
ESTRUTURAS CORRELATAS












ANEXOS




PLANTA NOPAL











ÓLEOS DE GIRASSOL



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Referências:  http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf


Flavio Rodrigues

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Antiateroscleróticos



ANTIATEROSCLEROTICOS

A aterosclerose é uma doença crônico-degenerativa que leva a obstrução das artérias (vasos que levam o sangue para o tecido) pelo acúmulo de lipídeos (principalmente colesterol) em suas paredes, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. A aterosclerose pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar a morte.

AGENTES NUTRACÊUTICOS ANTIATEROSCLEROTICOS:

  • O ÁCIDO URSÓLICO:


O ácido ursólico é um composto encontrado naturalmente em muitas plantas alimentícias (temperos) e medicinais, bem como frutas incluindo maçã, orégano e ameixas secas. A planta sálvia, no entanto, detém a maior concentração de ácido ursólico extraível, sendo utilizada desde os tempos da Grécia antiga para uso medicinal e culinário.
De acordo com uma pesquisa realizada por Reto Asmis Bioquímico na escola de medicina do Texas Health Science Center em San Antonio o ácido ursólico encontrado em azeites, frutas (maça) e ervas tem propriedades antiateroscleroticos que trazem visões otimistas para a prevenção de doença cardiovascular e também em efeitos anabolizantes naturais.

  • ESTRUTURA QUÍMICA DO ÁCIDO URSÓLICO:


O Ácido Ursólico é um triterpenóide pentacíclicmo pertencente ao grupo dos Ursanos, e normalmente surge associado ao seu isômero Ácido Oleanólico. O Áciso Ursólico é conhecido também pelos nomes correntes de urson, prunol micromerol e malol, sendo “ácido (3β)-3-hidroxiurs-12-en-28-oico” o seu nome denominado pela IUPAC. Este ácido apresenta uma baixa ou nenhuma toxicidade, sendo, inclusive, utilizados como aditivos em bebidas, alimentos e cosméticos. Durante muito tempo foi considerado como farmacologicamenre inativo, sendo utilizado exclusivamente como agente emulsificante em preparações farmacêuticas, cosméticas e alimentícias.
l e culinário.

De acordo com uma pesquisa realizada por Reto Asmis Bioquímico na escola de medicina do Texas Health Science Center em San Antonio o ácido ursólico encontrado em azeites, frutas (maça) e ervas tem propriedades antiateroscleroticos que trazem visões otimistas para a prevenção de doença cardiovascular e também em efeitos anabolizantes naturais.


Ele promove a saúde da pele e dos cabelos através da formação de uma barreira oleosa que os protege contra as agressões externas da mesma forma como ocorre nas frutas onde é encontrado.

Além disso, as isoflavonas de soja (principalmente a genisteina) óleo de alho, fitostérois e fitosterolinas e antioxidantes também atuam como antiateroscleróticos. 

Ismenia

sábado, 12 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Imunológicos


Nesta postagem, falaremos sobre mais dois tipos de nutracêuticos : os imunológicos, que atuam no sistema imune do organismo e os osteólogicos que atuam, principalmente, no sistema ósseo.

Imunológicos

Um sistema imune normal tem a capacidade para se auto estimular em defesa a alguma substância estranha ou se auto inibir para manter sua ação apropriada, existindo assim, uma distinção entre estimulação e modulação. A estimulação é o resultado de fontes críticas atuando de algum ponto do sistema, em prol da defesa do organismo, contra qualquer substância desconhecida. A modulação é um processo natural, espelhando a função normal. 

Os imunomoduladores estimulam ou suprimem o sistema imune de uma maneira não específica, importantes para o tratamento de doenças infecciosas, para a ativação de macrófagos tumoricidas e usados em doenças que causam desarranjo do sistema imune, como a artrite. 

Exemplos de imunomoduladores : 
  • Fitosteróis
Essas substâncias têm a propriedade única de estimular o sistema imune, além de conseguir anular os efeitos de viroses e bactérias e de lidar com doenças autoimunes como artrite reumatóide e a esclerose múltipla. Eles são considerados como gordura das plantas que incluem o beta-sitoserol e seus glucosídeos, as beta esterolinas, já tendo demonstrado resultados positivos em pesquisas.
Principais alimentos para se encontrar : frutas, verduras, castanhas e sementes (principalmente as de soja). 

  • Proteínas do soro do leite
Alguns aminoácidos com cadeias ramificadas como a leucina, valina, isoleucina e a cisteína, a partir desses aminoácidos, várias proteínas do soro do leite bovino, tem atividades imunomoduladoras.


  • Catequinas
São flavonóides em que suas atividades antioxidantes e imunomoduladoras, ajudam a diminuir a concentração de bilirrubina e está em estudo para o uso no tratamento de hepatites agudas e crônicas.
  • Ácidos graxos poli insaturados 
Substâncias principalmente usadas  no tratamento de doenças autoimunes, como com elevadas concentrações de ômega 3 do óleo de peixe, tende a reduzir a severidade da doença e o elevado consumo de ácido lonolêico, aumenta a severidade. Quando a doença é mediada por células - T induzidas, o ômega 3 tem efeito oposto, ou seja, aumenta a severidade, já o ômega 6, diminui a severidade.
Principais alimentos para se encontrar as substâncias : óleo de peixe ou de linhaça. 

Outros substâncias nutracêuticas atuantes no sistema imunológico : 
1 - Vitamina C : Aumenta a produção de linfócitos. 
2 - Vitamina E : Antioxidantes.
3 - Vitamina B6 : Aumenta a produção de linfócitos e age na produção da interleucina, que estimula o crescimento de células T. 
4 - Betacaroteno : Ativa os linfócitos. 
5 - Zinco : Combate os radicais livres. 
6 - Selênio : Combate os radicais livres, aumentando a produção da enzima glutationa peroxidase. 
7 - Glutationa : Neutraliza radicais livres.

Igor Alves

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Antitumorais

ANTITUMORAIS

Com um alto índice de homens e mulheres agora sendo diagnosticados com câncer, tornou-se mais importante do que nunca entender os alimentos que não só nutrem seu corpo, mas também o desintoxicam de quaisquer agentes que causam câncer. Os alimentos anti câncer são principalmente alimentos de origem vegetal como as frutas e vegetais, porque contêm substâncias ativas que ajudam a combater o câncer.Além do mais, estes alimentos também tem antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra o efeito danoso do stress.


Principais alimentos que previnem o câncer :

  • Cenoura
  • Damasco
  • Laranja
  • Abóbora
  • Tomate (especialmente, o molho)
As vitaminas A, C e o licopeno presente nesses alimentos são capazes de inibir o crescimento de células degeneradas, além de estimular o desenvolvimento de células imunitárias que atacam as células com características degenerativas. Os alimentos alcalinizantes também devem fazer parte de uma dieta saudável e existe uma linha de estudiosos que os associam à proteção contra o câncer também por equilibrar a acidez do sangue.

Pedro Dantas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Termogênicos


TERMOGÊNICOS

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".

Substâncias que possuem grande atividade estimuladora do metabolismo, como a efedrina e a dimethylamylamine (DMAA), presentes em várias marcas de termogênicos, foram banidas em vários países, incluindo o Brasil, devido ao seu elevado risco de complicações cardiovasculares. Atualmente, os termogênicos mais populares utilizam a cafeína e a sinefrina (Citrus auranthium) como substâncias termogênicas principais.

Além da sifedrina e da cafeína, é possível encontrar diversas outras substâncias nos produtos considerados termogênicos, incluindo hormônios, vitaminas, aminoácidos, antidepressivos e até diuréticos, o que faz com que seja impossível definir uma composição padrão para as diversas marcas de complementos termogênicos.


  • Mitos sobre os termogênicos:


Termogênicos são obtidos exclusivamente na alimentação. Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.
Termogênicos eliminam a gordura corporal. "Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.

Principais alimentos com propriedades termogênicas : Cafeína, chá verde, pimenta vermelha, canela, entre outros.

Alguns compostos naturais estimuladores da termogênese: Xantinas, Catequinas, Ácido Linolêico Conjugado, Ácido hidroxictríco, Salicilatos vegetais, Efedrina e Sinefrina. 

Referências:

https://bemcomerbemviver.wordpress.com/2013/04/24/derrube-os-mitos-sobre-os-termogenicos/

http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf


Janaína Lopes

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Nutracêuticos - Fitoestrógenos



NUTRACÊUTICOS

Nutracêuticos é o nome dado a alimentos que além de apresentar aspecto nutricional comum, apresentam também nutrientes que ajudam na redução e melhora de doenças, incluindo alterações nas composições de gorduras corporais, redução na absorção de colesterol, regulação da coagulação do sangue, influência nas atividades digestivas, entre outros. Se tornando uma nova área de pesquisa das indústrias de alimentos e drogas.

A definição comum de nutracêuticos é : uma substância natural com evidente efeito benéfico para a saúde que faça parte, como ingrediente, de alimentos específicos, alimentos funcionais ou suplementos alimentares.

Os nutracêuticos estão divididos em várias classes, mas começaremos falando sobre duas: fitoestrógenos e fitosteróis.

FITOESTRÓGENOS

Essas são moléculas não esterodais encontradas em vegetais, tendo uma atividade do tipo estrogênica, sendo capaz de interagir com os receptores de estrógenos, mostrando método de ação dos tipos agonista e antagonista.

Os principais benefícios comprovados por essas moléculas para serem usadas em tratamento, seria :

  • Diminuição do crescimento de células cancerígenas
  • Agente oxidante e antiinflamatório
  • Diminui os sintomas da menopausa
  •  Auxílio na prevenção da Osteoporose
  • Tem ação com o LDL, podendo diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
Porém, os estudos também mostram que o uso sem acompanhamento de profissionais responsáveis, pode trazer diversos efeitos adversos, como:

  • Interrupção da lactação
  • Primeira menstruação precoce
  • Comprometimento da fertilidade
  • Pode causar irregularidades no ciclo menstrual
O principal alimento que essa substância pode ser encontrada é na soja, porém pode ser encontrada também na planta nopal, em sementes de linhaça, espinafre e alfafa. Além disso, o consumo em excesso de qualquer alimento, pode trazer malefícios ao organismo.

ESTRUTURA ORGÂNICA DE ISOFLAVONAS DE SOJA

Referências: http://www.uepg.br/fitofar/dados/nutraceuticos.pdf


Flavio Rodrigues